Mensagem do Coordenador


QUERIDOS INTEGRANTES DA ÁREA POÇOS !!!
Estamos retomando nosso processo de Formação e Capacitação ! Tudo foi preparado com carinho para levar aos nossos Ramos e Comunidades melhor método de trabalho nunca visto em nossa Área Poços. Em fevereiro por exemplo, tivemos nosso 2º Curso de Capacitação de 22 novos Brinquedistas !!! Agora no mês de março, chega a vez dos Nossos Coordenadores de Ramo e Coordenadores de Comunidades se reunirem com o Coordenador de Área para o 1º Encontrão de Coordenadores - um momento rico de formação, troca de experiências e estratégias para tornarem nossa missão ainda mais atrativa e motivadora. Junto com esse momento surge também para alguns líderes uma missão ainda maior: o de além de realizarem suas visitas mensais, mergulharem nas águas mais profundas e abraçarem o Curso de Capacitação para líderes Capacitadores que atuarão em seus Ramos, já a partir de abril, e trabalharão na formação de novos voluntários para a Pastoral da Criança ! Jamais esquecendo dos meus grandes colaboradores, os Capacitadores atuantes também passarão por um processo de Atualização, na qual continuarão comigo nas atividades de implantação de novos Ramos de nossa Área, que em breve serão anunciadas !!! Sem contar também que alguns escolhidos em cada Comunidade, receberão em março a Capacitação do Projeto Mães de Minas !!! Março será o mês das Capacitações e dos novos Formadores surgirem em nossa Área !
Espero que nossa missão não termine por aqui! A Área Poços só está crescendo graças a sua brilhante participação! Líderes e Apoios, não fiquem tristes !!! Em breve vocês serão agraciados com um Encontrão  surpreendente !!! Já estamos terminando a apostila de vocês !!!
Fica aqui o meu carinho e reconhecimento: Que Nosso Senhor Jesus Cristo ilumine sempre o caminho de vocês !
Com carinho
 Neto
Coordenador da Área Poços
3 anos de trabalho e dedicação com simplicidade, conquistas e humildade!







QUERIDOS E INCANSÁVEIS HERÓIS DA PASTORAL DA CRIANÇA ÁREA POÇOS!
Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo ! Logo estaremos entrando em um novo ano ! Aproveitemos os últimos dias do ano velho para realizarmos uma verdadeira faxina dentro de nosso coração e até mesmo em nossas casas, em nossos Ramos e Comunidades! Vamos jogar fora, colocar para queimar tudo aquilo que nos trouxeram incômodos! Vamos jogar fora os lixos que estão encostados e escondidos em nossos corações e em nossas casas! Vamos ajuntar as belas experiências e levar conosco para o Ano Novo tudo o que conquistamos de bom! Não vamos levar tristezas e sofrimentos: isto vamos deixar enterrados no Ano velho! Ano Novo, Vida Nova, Projetos Novos ! A Área Poços está reservando várias novidades para 2012 e claro, para você que faz parte desta grande família! Desejo a todos um Ano repleto de saúde e paz, porque o resto a gente corre atrás ! 
Feliz 2012 !!!!




Queridos integrantes da Pastoral da Criança Área Poços!!!!
Natal: tempo de revisão, tempo de olhar para dentro do nosso coração e fazer uma verdadeira faxina espiritual, tirando toda mágoa, ressentimento, ira, ou rancor! Tempo de revisar os nossos conceitos e planejar nossas ações para o próximo ano que desejamos e almejamos que  seja melhor do que este que já está se findando!
Como está a sua vida? Como está a sua caminhada de fé? Como está a sua atuação enquanto integrante da Pastoral da Criança? O que precisa ser melhorado? O que eu posso fazer para colaborar no progresso da minha Pastoral e da minha equipe? O que eu posso fazer para melhorar o relacionamento dentro da minha casa?
 Preciso perdoar alguém? Preciso abraçar uma pessoa que a muito tempo não a vejo? 
Está esperando o que meu irmão e minha irmã??? Não espere chegar o Ano Novo para mudar de vida!!!
O futuroo só a Deus pertence!! Viva intensamente hoje: perdoe hoje, ame hoje, abrace hoje, mude de vida hoje! Viva essa dádiva que Deus te deu: o tempo chamado presente !!!
Que a Sagrada Família de Nazaré esteja presente na sua vida hoje e sempre!
 Boas Festas e lembre-se - o melhor presente é Jesus! As festanças são complementos!!!
Com carinho
Neto
   Área Poços



    É com muita alegria que anuncio a todos:
  A nossa Coordenadora Nacional - Irmã Vera Lúcia estará conosco em nosso 4º ANO DE ESPIRITUALIDADE, no dia 28 de agosto de 2012.
  Vamos nos preparar para essa grande conquista!!!!!
    Abraços a todos!

Queridos integrantes da Área Poços e seguidores do nosso blog, Paz e bem!!!
Depois da Capacitação e implantação do mais novo Ramo em Campestre - MG, chegou a vez de partir em Missão para a cidade de Botelhos - MG, onde 15 pessoas esperam ansiosas pela Capacitação e Atualização do Guia do Líder! A formação iniciará no próximo domingo, dia 13 de novembro de 2011. É a àrea Poços alcançando a Meta de Área 100% Capacitada e Atualizada!!! Um grande sonho que está se tornando realidade!.
Em breve apresentarei o Calendário 2012 com grandes atividades que vão sacudir os líderes, equipes de Apoio, Coordenadores de Ramos, Coordenadores de Comunidade e Capacitadores.
Quero agradecer a todos vocês que escrevem a História da Área Poços comigo: sem vocês nada disso seria possível!
 Deus abençoe cada esforço e dedicação prestada a Pastoral da Criança da nossa Área.
Muito obrigado!!!










   Queridos amigos e seguidores do nosso Blog!
            É com grande alegria que venho comunicá-los o grande avanço da Pastoral da Criança Área Poços: 
       Como é do conhecimento de todos, nossa equipe de Capacitadores estarão seguindo em Missão para a cidade de Campestre, no póximo dia 23 de outubro para dar início ao processo de Capacitação dos integrantes do mais novo Ramo da Área! 
Capacitação esta que se estenderá até o dia 30 de outubro!
        Teremos em vista a partir da próxima 2ª feira a nova Coordenação do Ramo Nossa Senhora da Esperança e já quero deixar aqui o meu abraço caloroso á Rosa Marlene e a Eny - atuais coordenadoras: vocês sempre estarão presente em minhas orações! Agradecido por estes 2 anos de persistência e perseverança!
        Já para o mês de novembro, a Equipe seguirá em Missão para a cidade de Botelhos - MG, onde será a vez do Ramo São José  receber a Capacitação dos novos integrantes e a Formação de Atualização daqueles que já participam da Pastoral da Criança e, Botelhos. Essa Atualização será vista como uma vitória para a nossa Área, pois já faz 06 anos que Botelhos está desatualizada em relação a Capacitações.Queridos amigos, deixar registrado o meu orgulho de pertencer a Área Poços e ter ao meu redor pessoas entusiasmadas e animadas para esta grande misão de salvar vidas! entusiasmadas                    Muito obrigado a todos !!
                               Com carinho,
                                             Neto
                                                Área Poços











Queridos integrantes da Pastoral da Criança Área Poços;
Outubro!! Mês das crianças, Mês de Nossa Senhora Aparecida, Mês de  recomeçar os trabalhos da nossa Área !
Me dirijo com carinho aos Capacitadores e em especial à cidade de Campestre - MG:: 
Após 03 anos reestruturando a cidade de Poços de Caldas, seguindo os exemplos do Apóstolo Pedro, que sempre preferiu cuidar de sua terra natal e passando para as  ações de  São Paulo que preferiu  sair em busca de novas terras para anuciar o senhorio de Jesus, assim  é a Área Poços: Estamos em missão para novas terras, divulgando a Pastoral da Criança, implantando novos Ramos, conhecendo novas pessoas, novas culturas!!!  Campestre será a  cidade mais nova a acolher a Pastoral da Criança e estamos ansiosos para conhecer as novas pessoas que estarão fazendo parte desta grande família . Dia 23 de outubro  daremos início a Capacitação dos novos integrantes. Agradeço imensamente ao Padre Renato que está abrindo as portas de sua comunidade para essa tão nobre missão de salvar vidas ! Queridos capacitadores:  empenhem ao máximo nesta formação. É um sonho que se tornará realidade graça ao seu trabalho de capacitar !
Ramos de Poços de Caldas: conto com as orações de todos para que tenhamos mais voluntários dinâmicos e criativos! Estejamos em constante oração!
E o trabalho não para por aí: : Em breve estarei comunicando novidades para a nossa Área. 
Um grande beijo no coração de cada um  de vocês!
Com carinho,
 Neto
 Coordenador da Área Poços








Areá Poços sempre preocupa com a Formação Contínua dos integrantes da Pastoral da Criança e não faz discriminação que ela seja Líder, Apoio ou Coordenadores. São tratados como um todo e todos tem o mesmo direito de receber as Capacitações, desde que aceitem e honrem o compromisso de@assar o conhecimento adiante.


   Desde a minha entrada na Coordenação de Área venho, na medida do possível atender as sugestões que me são enviadas.
  No 1º Ano por exemplo ( em 2009) - me dediquei às visitas aos Ramos e Comunidades da Área Poços. Desta forma pude observar as diversas formas de trabalhar com a Pastoral da Criança e o mais bonito é perceber que cada Ramo e Comunidade tem um jeito diferente e criativo de ser Pastoral da Criança. Conheci os anseios dos Coordenadores e as maiores dificuldades enfrentadas.
 No 2º Ano ( em 2010) – dediquei às Capacitações e Atualizações dos Ramos e Comunidades.
Foi e está sendo um sucesso: Temos atualmente 99% dos Ramos e Comunidades atualizados e Capacitados. Cresceu o número de líderes, Apoios e parceiros em nossa Área. Não chegamos aos 100% ainda, pois falta o Ramo São José de Botelhos para passar por este processo de Formação. A Capacitação está marcada para o final de Setembro deste ano.
No 3º Ano ( em 2011) – Dediquei em expandir a Formação Contínua para a Área Poços: Tivemos o tão sonhado Curso de Brinquedista, trouxe o Curso de Alimentação e Hortas Caseiras ( alías na Diocese de Guaxupé a nós somos a 1ª Área a ter esta Capacitação), também tivemos o Curso de Articuladores da Área da Saúde. Foi o ano de fechar parcerias: Cras ( Centro de  Referência da Assistência Social) , Creas ( Centro de Referência Especializada em Assistência Social), Instituto Educacional Metta ( através da Professora Vanessa  - do Curso de Enfermagfem), Implantação da 1ª Horta Comunitária do Sul de Minas,  no Bairro São José ( em parceria com a Emater, Fungotac e Dra. Regina Cioffi). Também aproximamos dos PSF’s para apresentar a Pastoral da Criança e oferecer a nossa ajuda em prol das crianças ( lembro especialmente do PSF Vila Nova – na qual vem sendo realizados grandes trabalhos em favor da comunidade.) Temos a parceria firmada com o Dr. Thiago Viana Latrônico – Advogado, que presta Assistência Jurídica as famílias carentes, Dra. Kátia Jaqueline Móri – Psicóloga, além de vários outros profissionais envolvidos na Pastoral da criança distribuídos nos Ramos e Comunidades de nossa Área. Investimos persistentemente na Fábrica da Farinha Multi Mistura, através do Júlio e Ricardo e expandimos o fornecimento para a cidade de Cabo Verde, Botelhos, Asilo Vinha do Senhor e Ramos de nossa cidade.
Lembrando que o Calendário da Área Poços se inicia e se encerra em agosto, no Encontro de Espiritualidade promovido todos os anos ela Área.
Agora para o próximo ano, as sugestões dos integrantes serão atendidas, além de investir na Implantação da Pastoral da criança para as outras cidades. Campestre será a primeira cidade sem Pastoral da criança a receber a Capacitação de Novo Ramo, ainda este ano de 2011. Pretendo investir na divulgação da Pastoral da Criança nos meios de Comunicação, na Área da Saúde, nas Formações de Hortas e Brinquedistas, além de buscar conquistar a confianças das Paróquias que ainda não tem a Pastoral da Criança de nossa cidade.
  Quero agradecer com carinho todos os meus Capacitadores que estão sempre comigo neste trabalho Pastoral e Missionário: Marciel, Andréia, Rosângela, Maira, Carol, Pedro, Eliana, Ruth e  Edna. Também agradeço todos os Coordenadores de Ramo e Comunidades que abraçam a Pastoral da Criança em suas Paróquias. Agradecimento especial aos Líderes e Apoios: sem vcs esse sonho não seria realizado. Deus abençoe cada esforço e empenho de vocês!!!
   Muito obrigado!!!












MISSÃO CUMPRIDA!!!
SÓ TENHO QUE AGRADECER VOCÊS!!!

Aos integrantes da Área Poços!!!
O 3º Ano de Espiritualidade foi muito bom!!!
O sucesso desta missão cumprida eu devo a todos vocês que não mediram esforços em estudar, atualizar, aprender e aprofundar!
Passamos juntos por momentos agradáveis e prazerosos.
Quem vai esquecer daquele Bolo de feijão no Curso de Alimentações e Hortas Caseiras?
 Quem não consegue lembrar do teatro no Curso de Brinquedistas? Quem vai se esquecer do surto de cataporas, abordado no Curso de Articuladores da Saúde?
São fatos que jamais sairão dos nossos pensamentos!!!
E aí estão o sucesso e o reconhecimento pelo esforço de vocês!!!
Que esses simbólicos Troféus de Graduação possam acompanhar a sua caminhada perseverante na Pastoral da Criança!!!
Agora temos uma grande Missão pela frente: apresentar a Pastoral da Criança às Paróquias da nossa cidade e região, conquistar o coração dos Padres para que eles aceitem a Pastoral da Criança em suas comunidades.
 Que fazer memória da cidade de Campestre: Ontem (dia 29/08/2011) o Padre Renato me procurou e disse que anseia pela implantação da Pastoral da Criança em sua cidade!!!
Um grande sonho que em breve se tornará realidade!!!
Deixo aqui o meu carinho pelas 280 pessoas que se fizeram presentes em nosso encontro.
Ao padre Sidney, Padre Clóvis, Seminarista Éder, Coordenadora Diocesana Flora, Bispo Dom José Lanza, Regina ( Monte Belo), Regiana (Carmo do Rio Claro), Natalina (Guaxupé), pessoal de São João Batista do Glória e todos os integrantes de Poços de Caldas e Botelhos...
 Muito obrigado pela participação, respeito e atenção!
Deus os abençõe!!!




Queridos amigos seguidores do nosso Blog:

     É com muita satisfação que comunico a grande conquista da Área Poços: 99% dos Ramos e 
Comunidades estão Capacitados e Atualizados!!  Nossa meta até o 3º Ano de Espiritualidade deste ano é chegar aos 100%, porém o Ramo São José de Botelhos vai ficar para o mês de setembro. Mas podemos considerar esta meta vencida pois a Rosely ( que também é uma Capacitadora em Botelhos), já está trabalhando com os novos integrantes deste o início deste ano! Quero deixar registrado o meu afeto e meu carinho aos incansáveis capacitadores da nossa querida Área Poços, na qual faço questão de mencionar os nomes: Marciel, Caroline, Andréa, Maira, Rosângela, Eliana e Pedro. A vocês que tanto suam a camisa e têm a grande missão de evangelizar e formar novos integrantes para a Área Poços, o meu muito obrigado e meu reconhecimento , enquanto Coordenador da Área: Sem vocês esta meta jamais seria atingida ! Lembrem que eu carrego cada um no fundo do meu coração. Que nosso Senhor possa transformar cada suor em bençãos na vida de vocês. 
      Parabéns!!!
                    Com carinho, Neto
                                                                Área Poços








         COMUNICADO IMPORTANTE!!!

É com muita alegria que comunico a ratificação da Sra. Florangela Serafin  - Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Guaxupé - MG, para o mandato de mais 02 anos à frente desta grande família!!! 
    A Área Poços, com todos os Coordenadores de Ramo, Coordenadores de Comunidade, Líderes, Apoios, Capacitadores e parceiros, desejam muito sucesso, trabalho e perseverança!
    Nossa alegria e votos de estimas e considerações, pois, além de Coordenadora competente, sabe ser amiga e irmã de caminhada.
         Flora... Parabéns e sucessos!!! Conte sempre comigo e com a Área Poços!!!!
Com carinho,
               Neto - Coordenador da Área Poços
  








Queridos integrantes da Pastoral da Criança  Área Poços!!!
Paz e bem!!!
No final do mês de julho, recebi um comunicado da Coordenação Nacional, através da nossa Coordenadora de Setor sra. Flora Serafin. Devido ao grande  número de Capacitações e Atualizações em nossa Área, as fichas de inscrições dos integrantes voltaram com um erro em relação à grade horária que realmente ultrapassaram 12 horas ao preencher. Essa falta de atenção está sendo corrigida e desta forma começamos a passar pela Formação Complementar para completar a nossa grade de Capacitações. Sabemos dos esforços de cada membro que não medem esforços em estudar e aprofundar ainda mais na missão de salvar vidas. Vamos lá Área Poços, será somente algumas horas complementares em cada Ramo para concluirmos nossos estudos.
Aos incansáveis Capacitadores desejo muita garra. Sem vocês não chegaremos aos 100% da Área Capacitada. Falta pouco!!! boa sorte e as minhas sinceras orações!!!
Abraços fraternos a todos!!!





Adicionar legenda









"QUERIDOS AMIGOS E IRMÃOS DE CAMINHADA!"


Um novo tempo se desponta no horizonte. É tempo de despertar, colocar a mão na massa e juntos vestir a camisa Pastoral da Criança! A Área Poços a cada dia me surpreende com a criatividade de cada Coordenador de Ramo e Coordenador de Comunidade. Confesso que sem vocês não chegaríamos a nenhum lugar. Me dirijo também aos incansáveis Líderes Comunitários que mensalmente colocam seu caderno debaixo do braço e com alegria vão ao encontro de suas família, crianças e gestantes. Me emociono cada vez que encontro um de vocês nas ruas de nossa cidade. Também falo com você, querido integrante da Equipe de Apoio: sem a sua brilhante participação especial , a Celebração da Vida seria somente... mais uma reunião. Saibam que o Apoio é fundamental nesta grande missão: é o fermento da massa, o sal da terra e a luz do Espírito Santo no meio de nós!  A todos meu reconhecimento, meu carinho, minhas orações e a minha fiel amizade. Todos vocês fazem parte da minha vida e esta história jamais seria escrita sem a sua participação - por pequena que seja! Nosso 3º Ano de Espiritualidade se aproxima e meu coração se enche de esperança por saber que vou encontrar a minha família Área Poços toda unida em um única missão: Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância!!!
Com carinho,
  Neto - Coordenador da Área Poços







MENSAGEM DO COORDENADOR:

Queridos irmãos de caminhada na Pastoral da Criança:
Quero, de uma maneira bem especial parabenizar cada um pelo Dia do Amigo, comemorado no último dia 20 de julho e dizer o quanto sou grato pela sua presença na minha vida e na Pastoral da Criança de nossa Área.
Falando em amizade, venho lembrá-los de como nossa Área progrediu nesses últimos 03 anos de nova coordenação: Estamos chegando quase em 100% dos Ramos e Comunidades Capacitadas e Atualizadas! Resta somente o Ramo São José de Botelhos , Ramo São João Bosco e Ramo São Sebastião que em breve estarão recebendo nossos Capacitadores! Veja quantas conquistas: só neste ano de 2011 tivemos em nossa Área a tão sonhada Capacitação em Hortas Caseiras, o Curso de Brinquedistas e a Capacitação dos Articuladores da Área da Saúde. Avanços que não conseguiria alcançar se não fosse o empenho de cada integrante da nossa Pastoral da Criança.
Você é a peça fundamental deste sonho! Sem a tua participação nada disso seria uma realidade! Você é especial e muito importante para nós!!!
Estamos vivendo as proximidades do nosso 3º Ano de Espiritualidade. Venho pedir a sua sugestão para as próximas atividades e desafios a serem conquistados. Exorto a todos a se empenharem, pegar caneta e papel e anotar sua crítica e sugestão sobre a nossa Área.
Vamos juntos dar as mãos, o caminho se faz caminhando e o segredo desse sucesso só depende de nossos esforços. Vamos à luta em prol de nossas crianças e gestantes, sem medo de ser feliz e com a alegria estampada em nossos corações por pertencer a esta grande família Pastoral da Criança da Área Poços."
Com carinho,
Neto
Coordenador da Área Poços.










Aos integrantes da Pastoral da Criança Área Poços:
A Pastoral da Criança nasceu para levantar a bandeira da paz nas famílias, para restaurar a dignidade perdida dos menos favorecidos, para ser porto seguro aos desamparados, para dar alegria as crianças sofridas.
Ela cresceu simples: no meio dos pobres, dos marginarizados, dos humildes e dos abandonados.
Hoje ela está implantada na Área Poços e graças a vocês, queridosintegrantes, que atualmente vestem a camisa Pastoral da Criança e levam alegria e orientações as 827 crianças e 22 gestantes assistidas e acompanhadas.
Todo esse esforço e dedicação são méritos de vocês, queridos integrantes da Pastoral qu não medem esforços para tornar o projeto de Jesus em realidade: “ Para que todas as crianças tenham vida em abundância.”
Meu carinho e reconhecimento aos 212 membros desta família Pastoral da Criança Área Poços. Muito obrigado pelo seu sim.
Com carinho,
Neto